Bem Vindo ao Portal da Colégio Municipal Catão Dourado |
O Colégio Municipal Catão Dourado, fica situado à Rua João Paulo II s/n, Centro, no Distrito de Paz de Salobro, Canarana – Bahia. O referido Colégio surgiu de uma escola que existia na comunidade. Com a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que atendia desde o ginasial (5ª série a 8ª série) e o colegial (1º ano, 2º ano e 3º ano) do Magistério (curso profissionalizante para formação de professores do nível 1), também conhecido como curso “Normal” que habilitava professores para trabalharem da alfabetização a 4ª (quarta) série.
Assim, habitualmente a Unidade de Ensino ficou conhecida pela sigla (CNEC). Em 1973, inicia-se a construção do prédio escolar, consequentemente, a comunidade local assumiu o papel de financiar a construção do prédio da Unidade Escolar (CENEC). A inexistência de uma escola que atendesse ao 1º e 2º Graus fez com que a obra fosse acelerada o mais rápido possível. Assim, a Instituição Escolar, iniciou o ano letivo de 1974, com a documentação em tramite no Conselho Estadual de Educação, e atendendo alunos do ginasial, também conhecido como 1º (primeiro) grau contemplando da 5ª série a 8ª série.
Em 1982 insere o colegial composto por 1º ano, 2º ano e 3º ano do Magistério (curso profissionalizante para formação de professores do nível 1), também conhecido como curso “Normal”. Vale lembrar, que o colegial ou 2º (segundo) grau como também era conhecido, iniciava com o primeiro ano e gradativamente inseria os anos seguintes.
A Unidade recebeu o nome de Educandário Cenecista Catão Dourado, em homenagem ao fundador do Distrito de Salobro. Catão Cardoso Dourado era o filho mais velho de um dos primeiros moradores do Distrito, desde sua adolescência, tinha um espírito pioneiro e uma preocupação comovente em ajudar a comunidade. Foi assim que em 1934, com a ajuda de alguns líderes comunitários, Catão Dourado construiu o primeiro prédio escolar de Salobro, doando uma parte de seu terreno. O prédio era rudimentar e, mesmo não oferecendo conforto aos alunos, assegurava o direito primordial, a educação dos futuros cidadãos salobrenses.